Meus irmãos, muita paz!
Há circunstâncias no carreiro da existência física que respondem, em harmonia e beleza, pelos ajustes indispensáveis de nossos Espíritos ainda imperfeitos.
A inconformação diante desses acontecimentos ou a negação e até rebeldia a propósito de experiências com que não contávamos, implica sempre em agravo de responsabilidades e de lutas morais, com ressonâncias negativas em nossa saúde, nos relacionamentos e no equilíbrio mente-corpo…
O que mais falta à nossa comunidade humana quando à frente de desafios e provações é exatamente a capacidade de discernir e meditar as ocorrências inabituais que nos chegam…
Em nossos círculos de Espiritismo e Evangelho, não obstante as informações recebidas e mesmo os esforços empreendidos pela transformação moral por parte de alguns, identificamos a mesma precipitação e até revolta surda presentes em muitos corações. E esse fato pede de nossa parte algumas considerações, para que as luzes estudadas e apreendidas, tornem-se bens imperecíveis no imo de todos nós.
Conhecer é iniciar-se na luz revelada, fugindo às sombras da ignorância.
Mas conhecimento que se faz luz acesa precisa ser beneficiado na usina maravilhosa dos sentimentos.
Compreender, portanto, implica sentir e para sentir é indispensável aceitar, analisar, aplicar, sem as reservas dos preconceitos e do orgulho…
Toda a problemática dos sofrimentos psicológicos e morais que vêm afetando homens e mulheres nesta fase delicada e grave de nossa evolução planetária, guarda sua gênese, a sua geratriz nesse cipoal de impermeabilidade sentimental, quando, movidos por interesses personalistas e caprichosos, as criaturas negam-se a ceder de si, incapacitando-se a perdoar e a amar.
São mecanismos da engrenagem evolutiva, portas a dentro da alma de cada um.
Às vezes, observamos a navegação ou o trânsito dos corações entre o caudal das lições bonançosas do Evangelho, mas apenas “singrando” essas águas fecundas e formosas, porém indiferentes a seu valor e utilidade no consumo próprio…
Meus amigos: o que nos aperfeiçoa é o que “entra” pelos canais psíquicos, e o que nos torna felizes é a resultante desse material sublime que “entra” e depois “sai” por obra e labor de nosso íntimo, em contribuição à vida melhor na Terra.
Fixemos a essência do que vislumbramos em nossas atividades e utilizemos esse material de ordem superior para vencer as sombras do pretérito.
Que o Senhor nos envolva em Sua Misericórdia e nos mantenha unidos pelo Bem!
HONÓRIO ONOFRE DE ABREU
(Mensagem psicografada pelo médium Wagner G. Paixão em reunião pública do dia 22 de fevereiro de 2014, no Grupo Espírita da Bênção, em Mário Campos, MG)