Categorias
Honório Onofre de Abreu

IDEIA E ILUSTRAÇÃO

Queridos amigos e companheiros da Seara Espírita Cristã: Jesus seja o nosso apoio e nossa inspiração para a subida espiritual!

Vivemos na Terra momentos especialíssimos, em termos de renovação de padrões, após tantos milênios de experiência e troca, sempre à luz da Misericórdia de Deus. Assistimos na referida e tão decantada transição, a desativação de fórmulas e sistemas, operando a saturação dos modelos materialistas e de domínio cego sobre o povo sofredor.

Nesse vai e vem de forças e de objetivos que se desnudam, tendo uma doutrina lúcida e lógica ao nosso dispor no Espiritismo, assumimos em nós o compromisso de nos soerguermos dos hábitos ainda nocivos e congelantes herdados do pretérito.

Nestes tempos, meus irmãos, cada um de nós é chamado a se projetar, moral e espiritualmente, obviamente com base na sublime revelação de Jesus que se reedita na Doutrina dos Espíritos.

As instituições – a maioria delas em crises revisionais – não poderão responder pelas realizações que competem a cada coração encarnado ou desencarnado, em que a regeneração sugerida pelas crises e sofrimentos que elas percebem se fundamenta na comunhão fraternal, em que cada individualidade dá o que tem e o que consegue, de modo que o espírito coletivo, e não mais de domínio elitista, prevalece com todos e a bem de todos, seja na política, na religião e em todas as manifestações de interesse social, as almas se darão as mãos e pelo culto da afetividade nobre, os grandes investimentos se levantarão, sem bandeiras partidárias e sem notas de vaidade e egoísmo.

Vivemos os estertores das sombras personalistas, verdadeiros gemidos da revolta e da inconformação dos que, adesos às trevas viciosas, já sabem e já sentem que o seu tempo de usurpação dos bens divinos se finda velozmente no planeta terreno. Que nós, os homens e mulheres encarnados e desencarnados, nos unamos em pensamentos e vibrações de melhor nível e expressão.

Perguntam aí no mundo: qual o papel do Espiritismo nestes tempos? E respondemos com segurança: transformarmo-nos interiormente à luz do Evangelho, que é a mais pura e perfeita plataforma de vida cósmica que a Humanidade já recebeu.

A adoração externa não mais se aplica às nossas vidas, uma ação de amor e consciência supera qualquer expressão louvaminheira de mitos ou de instituições da terra. É o tempo de compreender que o espírito de nossas casas e núcleos espíritas se constitui dos sentimentos caridosos e fraternos de seus frequentadores. O que importa na jornada evolucional é o Espírito que somos e emanamos em vibrações de consciência.

Conosco, nesse encontro fraterno, muitos amigos desencarnados a acenarem para todos vocês com alegria e saudades. Registramos aqui a nossa imensa satisfação de poder comungar ideias divinas, extraídas do Evangelho, para que as ilustremos no cotidiano da vida, em nós e pelos semelhantes.

Pensem nisso: Espiritismo filosófico, estudado por nós, é sempre ideia ou ideal, mas para se tornar vida abundante, há que ser ilustrado moralmente em nossa vida íntima. Ideia e ilustração: eis o segredo do progresso e da evolução consciente em Deus.

Fraterno abraço, com votos de paz a todos!

HONÓRIO ABREU

(Mensagem psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão no Abrigo Jesus, em Belo Horizonte, MG, no dia 05 de março de 2019, por ocasião do Encontro de Carnaval promovido pela CEAJE).