Categorias
Outros Autores

O BRASIL E OS TEMPOS NOVOS

O pensamento humano, em fluxo contínuo e por ordenador das leis que asseguram o equilíbrio social, é, sem dúvida, atestado de civilidade e educação. Sobre essa conquista que separa a condição humana da animalidade bruta e instintiva, opera-se outra magna conquista: a da Razão, cujo apogeu é o bom-senso que lhe coroa o poder e a representatividade universal.

Engana-se tremendamente, especialmente no gigante Brasil, quem se ocupa, em pulsão emocional sem controle, do pessimismo e da frustração, seja por efeito de acontecimentos ocasionais, seja por inadaptação aos planos de serviço que o modelo brasileiro enseja a milhões de almas que aí ganham cidadania e papel ativo por efeito da reencarnação.

É que nessa ribalta incomum e assinalada por características ímpares, jamais observadas em outras plagas do mundo, leva-se a efeito um projeto diferente e ao mesmo tempo desafiador – a impregnação dos corações, que no contexto “sui generis” do País, imergem seus potenciais nas correntes fortes de um sentimento crescente de solidariedade e fé, de alegria e de espontaneidade. Não apresentamos aqui qualquer nota ufanista em relação à Pátria, porque bem sabemos, por ter experimentado isso em mais de uma encarnação, da virulência das ambições desmedidas e da crueldade da hipocrisia que insistem em escravizar a Nação a seus interesses exclusivos.

Aí, nesse torrão bendito e farto, o sofrimento, em múltiplas faces, talha um caráter adamantino, ao lado de uma inspiração que nos remete à imagem dos negros dominados por brancos inclementes, a cantarem sua desdita ao ritmo da enxada que cava no solo as covas em que brotará o pão, ou das pretas que, em bando, na beira dos rios, esfregavam entre ritos de sua fé as pesadas roupas de suas sinhazinhas exigentes e orgulhosas. O canto dos pobres em seus guetos e a esperança dos que se levantam pela qualificação cultural e profissional se conjugam. E na feição de longo suspiro ou de desabafo aos céus, perfazem a prece sublime que invoca de Deus a providência salvadora…

Os dias são alvissareiros, e após tantos adventos, desde o descobrimento, o Brasil, que resume as esperanças de vasta comunidade de Espíritos arrependidos e sedentos de regeneração, avança como estrela indene do sangue que já maculou os territórios de tantos países, em todos os continentes da Terra…

Nunca a boa vontade e a fé no futuro foram tão importantes – e isso só é possível à luz da esperança que, quando vigorosa, estriba-se na certeza do Poder de Deus sobre tudo e sobre todos, tanto agora quanto sempre!

Jesus sabe tudo e espera, da Pátria que dele mereceu atenção e investimento redentor, o cumprimento da missão que a ela confiou; e nós, por gratidão e reconhecimento por estas e nestas plagas operamos, nutrindo a mais santa e libertadora certeza de que o Bem é o nosso destino e o Amor a nossa meta suprema, sob os inamovíveis alicerces da Justiça, bem definida e dimensionada no “a cada um segundo as próprias obras”!

RUY BARBOSA

(Mensagem psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão durante reunião pública do Grupo Espírita da Bênção, em Mário Campos, MG, no dia 20 de fevereiro de 2023)